Com Áustria e Holanda como destino: o KC-390 estrelou os shows aéreos brasileiros
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >
Ar

Com Áustria e Holanda como destino: o KC-390 estrelou os shows aéreos brasileiros

Pelo menos nove aeronaves Millennium Embraer serão distribuídas entre dois países europeus de grande importância militar e económica
Embraer  news   Austrian Ministry of Defense selects the C 390 Millennium as its new military transport aircraft 1
O C-390 Millennium nas cores da Força Aérea da Áustria. Foto: EDS
|

Academia da Força Aérea (AFA), no último domingo (15/09), mais de 70 mil pessoas reunidas em Pirassununga, interior do Estado de São Paulo, assistindo um dos maiores shows aéreos promovidos pela Força Aérea Brasileira e seus parceiros civis convidados, e todos os olhos estão focados no jato KC-390 Millennium da Embraer.

IMG 5434b170 mil pessoas na AFA conferindo de perto o KC-390 nas cores da FAB. Foto: Henrique Matte

 

Austria, cinco dias depois, a ministra da Defesa, Klaudia Tanner, anuncia a nova aeronave de transporte para substituir antigos quadrimotores a hélice do tipo Hércules: quatro exemplares do C-390 Millennium, em um original arranjo conjunto que inclui os cinco exemplares anunciados pela Holanda em 2022, portanto, pelo menos nove/dez aviões da Embraer divididos entre dois países europeus de grande relevância militar e econômica.

KraunnenA ministra da Defesa da Áustria, Klaudia Tanner

Compra Conjunta

Real Força Aérea Holandesa anunciou o Millennium como aeronave substituta de seus C-130 em 2022, mas ainda não assinou contrato com a Embraer, pois os últimos arranjos estão sendo feitos para que o governo holandês aumente seu pedido para até 10 aeronaves e então repasse quatro delas aos austríacos com total anuência da fabricante brasileira.

Esses aviões serão  posteriormente customizados e integrados a capacidades NATO nas instalações da Embraer (OGMA) em Portugal, que também será reponsável pela montagem final e integração dos turboélices de treinamento e ataque leve A-29N Super Tucano NATO.

Academia da Força Aérea

Responsável por formar pilotos, a AFA também é a casa do Esquadrão de Demonstrações Aéreas (EDA), também conhecida como "Esquadrilha da Fumaça". 

Sua missão é "realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da corporação.

IMG 6853bEDA e a companhia aérea GOL, com uma pintura que homenageia Santos Dumont, evoluem no céu da AFA. Foto: Henrique Matte.

O evento anual conhecido como "Portões Abertos" reúniu 47 aeronaves e diversas atrações da Aviação Naval da Marinha do Brasil, da Aviação do Exército Brasileiro, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, além de parceiros civis, como a Esquadrilha Céu

O Comandante da Academia da Força Aérea, Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, explicou na ocasião que o evento é importante para mostrar aos brasileiros que a instituição é aberta ao público e presta contas do que ela produz para a sociedade. “Outro objetivo é o de despertar nos jovens o interesse pela carreira militar, em especial pela Força Aérea Brasileira”, concluiu o Oficial-General.

IMG 6237bA Fumaça voa em formação com o Santos=Dumont, homenagem da Azul Linhas Aéreas. Foto: Henrique Matte.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto