Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil recebem mais quatro blindados 4x4 JLTV
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada >
Aquisições

Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil recebem mais quatro blindados 4x4 JLTV

Até o final de 2024, outros quatro JLTVs chegarão dos EUA; Contrato da MB com o governo norte-americano prevê aquisição de 12 unidades
Jltv3
|

O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil (MB) recebeu mais quatro viaturas blindadas “Joint Light Tactical Vehicle” (JLTV) na última quinta-feira (16-11). Após o desembarque no Porto do Rio de Janeiro, os JLTVs foram imediatamente enviados para o Centro de Intendência da Marinha, no bairro de Parada de Lucas, onde cumpriram testes e avaliações operacionais similares as que os primeiro quatro exemplares recebidos foram submetidos na pista criada na Pedra de Fogo, no Forte Santa Bárbara, em Formosa, no Estado de Goiás.

Pensada como uma pista operativa, essa instalação buscou colocar à prova o JLTV com relação a sua suspensão independente e inteligente, capaz de ajustar o nível de altura da viatura conforme o tipo de terreno encontrado, bem como testar sua capacidade de realizar manobras evasivas e vencer diversos tipos de obstáculos.

Construída pelo Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais, Unidade Subordinada à Tropa de Reforço, em conjunto com o Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais, subordinado ao Comando da Divisão Anfíbia, a pista de testes está recheada com Troncos Paralelos, Covas Alternadas, Fosso, Troncos Longitudinais, Pedras, Troncos em Z e Slalom, permitindo testar cada viatura entregue em grande parte de suas capacidades.

Jltv1Blindados serão utilizados em GLO, missões de paz, de assistência humanitária e em apoio à Defesa Civi. Firma: Agência Marinha de Notícias

Os blindados também foram pintados nos mesmos moldes desses quatro carros recebidos pela Marinha no primeiro semestre deste ano, que já estão em patrulha no Rio de Janeiro.

Até o fim de 2024, chegarão mais quatro JLTVs dos Estados Unidos, já que o contrato da MB com o Governo norte-americano prevê a aquisição de 12 unidades, que ficam sediadas no Batalhão de Veículos Blindados, organização militar subordinada à Força de Fuzileiros da Esquadra, localizada em Duque de Caxias (RJ).

O blindado pode ser armado com reparo de teto para metralhadoras .50 ou lançador de granadas de 40mm. O veículo está capacitado para atuar em missões de paz, de assistência humanitária e de apoio à Defesa Civil. 

O JLTV foi desenvolvido a partir de demandas das Forças Armadas dos Estados Unidos para conflitos em cidades do Iraque e do Afeganistão. Foi desenhado para combinar a relativa agilidade de um “Hummer” com a blindagem antiexplosivos de um tanque leve.

Jltv2Firma: Agência Marinha de Notícias




Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto