Marinha do Brasil realiza Operação “Jeanne d’Arc 2024” com as Forças Armadas da França no Rio de Janeiro
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >
14 al 16 de abril

Marinha do Brasil realiza Operação “Jeanne d’Arc 2024” com as Forças Armadas da França no Rio de Janeiro

Cerca de 2.250 militares participarão da operação no Rio de Janeiro, sendo 1.460 da MB e 790 das Forças Armadas da França
L9013 BPC caiafa
Um BPC (bâtiments de projection et de commandement) classe Mistral ao largo da Marambaia. Firma: Roberto Caiafa
|

A Marinha do Brasil (MB) realizará, no período de 14 a 20 de abril, a Operação “Jeanne d’Arc 2024”, juntamente com as Forças Armadas da França, que inclui a Marinha Nacional da França (MNF) e a 9ª Brigada do Exército da França, responsável por realizar Operações Anfíbias naquele país. 

A Operação será realizada na área marítima compreendida entre as cidades do Rio de Janeiro e Mangaratiba, sendo dividida em duas etapas: a fase de mar, de 14 a 16 de abril, e a fase de porto, de 17 a 20 de abril. 

Na fase de mar, serão executados diversos exercícios, de caráter estritamente militar, destacando-se a realização de uma Incursão Anfíbia, na área do Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia (CADIM), na região da baía de Sepetiba.

Bpc tonerre caiafaUm BPC ao largo da Marambaia/CADIM: Projeção de Poder e Diplomacia Naval ao estilo francês. Firma: Roberto Caiafa

As atividades programadas são relativas às Tarefas Básicas do Poder Naval de “Projetar Poder”, por meio de uma Incursão Anfíbia, e de “Controlar Área Marítima”, na área marítima adjacente à operação anfíbia. 

Além disso, o Exercício Combinado possui o propósito de ampliar a interoperabilidade das Forças envolvidas, bem como de incrementar a cooperação e o estreitamento dos laços de amizade entre a MB e as Forças Armadas da França, contribuindo para atuação no campo da Diplomacia Naval. 

Estarão diretamente envolvidos nessa missão, pela MB, os seguintes meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais: o Navio Aeródromo Multipropósito “Atlântico” - o Capitânia da Esquadra, a Fragata “Liberal”, a Embarcação de Desembarque de Carga Geral “Marambaia”, o Navio de Apoio Oceânico Mearim, aeronaves UH-12 “Esquilo”, UH-15 “Super Cougar”, SH-16 “Seahawk”.

Caiafa clanf BPC francaUm CLANF dos Fuzileiros Navais finaliza uma missão, voltando para o BPC francês. Firma: Roberto Caiafa

Destaca-se a participação uma Unidade Anfíbia da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), composta por tropa especializada e meios anfíbios, como o Carro-Lagarta Anfíbio (CLAnf) e diversas Embarcações de Desembarque. 

Pela MNF, está prevista a participação do Navio Anfíbio Porta-Helicópteros Tonnerre, da Fragata Guépratte, dos helicópteros SA 341/342 “Gazelle” e SA 365 “Dauphin”, além de parcela de tropa anfíbia do Exército francês, com embarcações para o desembarque anfíbio. 

A Operação “Jeanne d’Arc 2024” contará com aproximadamente 2.250 militares, sendo 1.460 da MB e 790 das Forças Armadas da França.

Caiafa gazelle franceO veterano Gazelle, mais uma vez no Brasil em uma Operação Jeanne d’Arc . Firma: Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto