CORE 2023, Brasil e Estados Unidos operam juntos na Fronteira Norte
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra >
Cobertura especial

CORE 2023, Brasil e Estados Unidos operam juntos na Fronteira Norte

Na versão brasileira do exercício binacional, tropas dos dois países atuam no estado do Amapá, na fronteira com a Guiana Francesa e o Suriname
DSC 2941
Tropas brasileiras e americanas na CORE 2023. Firma: Roberto Caiafa
|

Infodefensa está em Macapá, no Amapá, a convite do Exército Brasileiro, para cobrir uma parte da Operação CORE 23 - Combined Operations and Rotation Exercises , que envolve o emprego de tropas de selva, forças especiais, artilharia de selva, helicópteros e blindados, pelos brasileiros, e tropas aerotransportadas da 101ª Airborne Division e forças especiais, por parte dos americanos.

O exercício também marca a estréia operacional de novas capacidades pela Arma de Cavalaria, na região norte, com o emprego inédito das VBTP-MSR 6x6 Guarani nesse teatro operacional, estreiando as torres de armamento manuais PLATT, de origem australiana, e REMAN, fabricada no Brasil pela ARES Aeroespacial e Defesa.

DSC 2715Guarani 6x6 equipado com a torre manual REMAN, da Ares Aeroespacial de Defesa, no pátio da 22ª Brigada de Infantaria de Selva em Macapá. Firma Roberto Caiafa

A VBTP-MSR 6x6 Guarani também faz a estréia operacional de outra capacidade inédita, a versão ATMM, Acessório de Transporte de Morteiro e Munição, fabricado pelo Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro para transportar o sistema, desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT).

O ATMM tem como finalidade dotar as frações de tropa responsáveis por prover o apoio de fogo indireto com o morteiro de 81 mm, nível de pelotões ou esquadrões, com a mesma mobilidade e proteção da tropa apoiada.

O Guaranin 6x6 ATMM faz sua estréia operacional na CORE 2023. Firma: Roberto Caiafa

Para auferir os resultados obtidos durante as operações, os veículos blindados e outros meios empregados na CORE 2023 estão fazendo uso de uma tecnologia sueca de treinamento sofisticada, o DSET ou Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático (DSET). 

Trata-se de um equipamento de alta tecnologia que conta com sensores veiculares e coletes de vestir que permitem mapear o rendimento dos militares durante a guerra simulada.

DSC 2724O DSET da SAAB instalado em uma VBTP-MSR 6x6 Guarani. Firma: Roberto Caiafa

Fases Operacionais

A primeira fase, mobilização de meios, deu lugar a preparação e posterior realização de um assalto aeromóvel precedido pela infiltração de Forças Especiais, com o objetivo de retomar instalações críticas tomadas por forças irregulares armadas com morteiros, armas anticarro e alguma capacidade antiaérea.

Posteriormente, essa tropa binacional, ;agora combinada, vai efetuar um avanço por terra, eliminando as forças inimigas que ainda resistam, e assim garantindo a retomada de pontos capitais da região onde ocorre o "conflito".

DSC 2931Aviação do Exército tem um papel fundamental nas operações militares na fronteira norte. Firma: Roberto Caiafa

Na terceira e última fase acontecerá o exercício operacional em campo, de 7 a 16 de novembro, nos municípios de Ferreira Gomes, Oiapoque e no Distrito de Clevelândia do Norte, onde serão realizadas ações de assalto aeromóvel com a utilização dos helicópteros do Exército Brasileiro e operações em ambiente de selva.

O Exercício CORE é resultado de um programa de cooperação, assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipula exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028. 

A primeira edição aconteceu no Brasil em 2021 e a segunda na cidade de Luisiana nos EUA, em 2022. 

Por meio desses exercícios, as tropas dos dois países compartilham experiências e trocam conhecimentos sobre doutrina, técnicas, táticas e procedimentos de defesa, visando ampliar a interoperabilidade entre os exércitos e desenvolver a doutrina militar terrestre.

DSC 2663O VBTP-MSR 6x6 Guarani faz a sua estréia operacional na região norte (amazônia oriental) durante o CORE 2023. Firma: Roberto Caiafa




Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto